quarta-feira, 22 de maio de 2013

CURIOSIDADES: METAPLASMOS



METAPLASMOS


[metaplasmo | 1844 < lat. metaplasmus -i < gr. metaplasmós, de metaplásso ‘eu modelo de outra maneira’: “qualquer alteração fonética ocorrida num vocábulo”.]


Um dos metaplasmos é a epêntese...


Epêntese -Desenvolvimento de um fonema no interior do vocábulo

credo > creo > creio (lat. crēdo ‘1a. pess. sg. pres. ind. do v. crēdĕre ‘crer’)



A epêntese especial que consiste em desfazer um grupo de consoantes pela intercalação de uma vogal chama-se anaptixe ou suarabácti: [anaptixe < gr. ana ‘idéia de inversão’; ptix ‘dobra’, i.e. ‘desdobramento’ | suarabácti < sânscrito suara ‘vogal’, raiz verbal para ‘dividir’, ‘-ti’, sufixo.]

*kruppa (germ.) > *grupa > garupa | XVII

blata- > *bratta > barata | XVI (lat. blatta -ae ‘traça’)



“No português moderno há anaptixe nos grupos consonânticos em que o segundo elemento é oclusiva ou constritiva ou nasal, criando-se vogal reduzida que faz do primeiro elemento uma consoante crescente e,na língua popular do Brasil, passa a vogal plena.

Exemplos:

Adevogado por advogado
Peneu por pneu



In: CÂMARA Jr., J. Mattoso — Dicionário de Filologia e Gramática. J.Ozon + Editor.
1968.


Para mais informações sobre os metaplasmos...

O latim, o indo-europeu e as origens da linguística




Palestra ministrada por Aldo Bizzocchi em São Paulo em 2004. 



Para conhecer a história da nossa língua...

Museu da Língua Portuguesa

Inaugurado oficialmente no dia 20 de março, o Museu da Língua Portuguesa abriu suas portas ao público no dia 21 de março de 2006. Em seus três primeiro anos de funcionamento mais de 1.600.000 pessoas já visitaram o espaço, consolidando-o como um dos museus mais visitados do Brasil e da América do Sul.

O Museu contou com uma equipe de criação e pesquisa composta por mais de trinta profissionais qualificados, dentre eles sociólogos, museólogos, especialistas em língua portuguesa e artistas que trabalharam sob a orientação da Fundação Roberto Marinho, instituição conveniada ao Governo do Estado de São Paulo responsável pela concepção e implantação do museu.

Seu projeto foi avaliado em aproximadamente R$37.000.000,00 (trinta e sete milhões de reais) que foram usados para financiar a criação, pesquisa, implantação do museu e restauro do Prédio da Estação da Luz. O projeto arquitetônico é de autoria de Pedro Mendes da Rocha e Paulo Mendes da Rocha.

O Museu da Língua Portuguesa, dedicado à valorização e difusão do nosso idioma (patrimônio imaterial), apresenta uma forma expositiva diferenciada das demais instituições museológicas do país e do mundo, usando tecnologia de ponta e recursos interativos para a apresentação de seus conteúdos.

Os principais objetivos do Museu da Língua Portuguesa são:
- mostrar a língua como elemento fundamental e fundador da nossa cultura;
- celebrar e valorizar a Língua Portuguesa, apresentada suas origens, história e influências sofridas;
- aproximar o cidadão usuário de seu idioma, mostrando que ele é o verdadeiro “proprietário” e agente modificador da Língua Portuguesa;
- valorizar a diversidade da Cultura Brasileira;
- favorecer o intercâmbio entre os diversos países de Língua Portuguesa;
- promover cursos, palestras e seminários sobre a Língua Portuguesa e temas pertinentes;
- realizar exposições temporárias sobre temas relacionadas à Língua Portuguesa e suas diversas áreas de influência.